quarta-feira, 2 de abril de 2014

FAZENDO CONTA

Nesta quarta-feira, os clubes brasileiros começam a decidir seu futuro na Copa Libertadores da América. Das seis equipes classificadas para a fase de grupos, a única que não depende de si própria é o Cruzeiro. O atual campeão brasileiro é apenas o terceiro colocado no grupo 5, com quatro pontos.

Flamengo e Atlético-PR também estão em situações mais enroladas. Nenhum dos dois times pode perder seus próximos jogos na competição continental - caso contrário, estarão eliminados. Ao contrário do Cruzeiro, porém, podem se dar o luxo de empatarem seus respectivos duelos.


Grêmio, Atlético-MG e Botafogo navegam em águas mais tranquilas. Se perderem os compromissos da quinta rodada, continuarão dependendo das próprias forças para avançarem para as oitavas de final.

Veja abaixo o que as equipes brasileiras precisam para carimbar a classificação:
  ATLÉTICO-PR - grupo 1

Os paranaenses brigam pela última vaga disponível no grupo 1 da competição continental. O Vélez, com 12 pontos, é o único garantido. Na última rodada, o time enfrentará o The Strongest fora de casa, na altitude de La Paz. O jogo será válido pela sexta rodada e está marcado para 8 de abril, terça-feira.

JOGO: The Strongest (f)
O QUE PRECISA: Ao menos um empate. Se perder, será eliminado da competição.
TEM CHANCES DE SER LÍDER DO GRUPO? Sim. Precisa vencer o The Strongest, torcer por uma derrota do Vélez Sarsfield para o lanterna Universitário e tirar a diferença no saldo de gols (+5 contra +1).
  BOTAFOGO - grupo 2

Os comandados de Eduardo Hungaro lideram o grupo 2 da Libertadores da América e têm tudo a favor para carimbar a classificação em casa, já nesta quarta-feira. O time só precisa vencer o Unión Española por qualquer placar. A vaga pode vir em meio a uma crise pelo atraso nos salários. O time ainda terá os desfalques de Edilson, Gabriel e 'El Tanque' Ferreyra

JOGOS: Unión Española (c) e San Lorenzo (f)
O QUE PRECISA: Vitória simples nesta quarta-feira garante a classificação. Dois empates nos dois jogos, também. Em caso de empate contra o Unión Española, pode até perder para o San Lorenzo na última partida, desde que o revés não seja por mais de dois gols de diferença, para avançar.
TEM CHANCES DE SER LÍDER DO GRUPO? Sim. Vitória contra o Unión Española garante o posto. Se empatar nesta quarta-feira, precisará vencer o San Lorenzo para não depender de ninguém na última rodada.
  ATLÉTICO-MG - grupo 4

O atual campeão da Libertadores da América perdeu boa chance de se garantir na fase mata-mata ao apenas empatar contra o Nacional-PAR em casa na quarta rodada. Mesmo assim, a vaga está próxima: basta empatar um dos dois jogos restantes.

JOGOS: Santa Fé (f) e Zamora (c)
O QUE PRECISA: Um empate na próxima quinta-feira, contra o Santa Fé, garante a vaga. Se perder, continuará precisando de um empate na rodada final para assegurar a classificação.
TEM CHANCES DE SER LÍDER? Sim. Uma vitória em um dos dois últimos jogos garante a condição de líder do grupo. Dois empates, idem. Se perder para o Santa Fé e empatar com o Zamora, só fica na ponta se os colombianos não vencerem o Nacional na última rodada
  CRUZEIRO - grupo 5

O atual campeão brasileiro está em situação periclitante: é o terceiro colocado da chave com quatro pontos. O time precisa vencer as duas partidas restantes para garantir a vaga no mata-mata da competição continental. Se cair, será a primeira vez que é eliminado na fase de grupos da Libertadores.

JOGOS: Universidad de Chile (f) e Real Garcilaso (c)
O QUE PRECISA: Vencer as duas partidas restantes e torcer para que a Universidad de Chile não bata o Defensor - essa é a combinação mais simples. Na combinação mais complicada, caso os chilenos vençam os uruguaios, o Cruzeiro precisará tirar a diferença no saldo de gols para o Defensor (hoje, +4 a +1).
TEM CHANCES DE SER LÍDER DO GRUPO? Não.


  GRÊMIO - grupo 6

No chamado grupo da morte da Libertadores, o Grêmio é um das quatro equipes da Libertadores que ainda não foi derrotado (as outras são Santos Laguna, Unión Española e Atlético-MG). Time está a uma vitória da classificação, mas se perder terá obrigatoriamente que ganhar o último jogo da fase de grupos.

JOGOS: Nacional de Medellín (f) e Nacional-URU (c)
O QUE PRECISA: Uma vitória nos dois últimos jogos ou dois empates. Se empatar contra o Nacional de Medellín, só perde a vaga na última rodada se for derrotado por seis gols de diferença para o Nacional-PAR em casa e Newell's e Nacional de Medellín ficarem na igualdade.
TEM CHANCES DE SER LÍDER DO GRUPO? Sim. Precisa somar quatro pontos nas duas rodadas restantes para assegurar a ponta sem depender dos demais resultados.
  FLAMENGO - grupo 7
Assim com o Cruzeiro, tem grandes chances de cair já na fase de grupos da competição continental. Contra o Emelec, nesta quarta-feira, a equipe precisa de, no mínimo, um empate para seguir viva. Duas vitórias se não quiser fazer nenhuma conta para avançar ao mata-mata. Contra os equatorianos, vários desfalques: Léo Moura, André Santos, Elano, Léo e Cáceres estão fora.
JOGOS: Emelec (f) e León (c)
O QUE PRECISA? Se vencer as últimas duas partidas, a classificação virá sem a necessidade de fazer contas. Vitória por dois gols de diferença contra o Emelec dará a equipe o conforto de apenas empatar na última rodada. Vitória simples ou empate nesta quarta-feira obrigará o clube a vencer o León na última rodada por qualquer placar para avançar.
TEM CHANCES DE SER LÍDER DO GRUPO? Sim. Precisa vencer os dois jogos restantes e torcer para o Bolívar não ganhar do Emelec na última rodada.
Fonte: Espn Brasil

Um comentário: